Sistema para Gestão de Agências

Mídias conhecem AdWords?

26 de abril de 2007 por André Traichel

Internet, Publicidade

Comentário

Ontem estava em um dos nossos assinantes do SiGA, conversando sobre o mercado, serviços e bobagens, quando me mostraram uma proposta de campanha para um novo site de um cliente deles. Eis minha surpresa quando vejo no meio das peças e planejamento de mídia, uma tabela detalhada para anunciar no Google! As melhores palavras-chaves, o custo de cada uma, como funciona e assim por diante.

Aquilo realmente me intrigou e levantou uma série de questões: o pessoal da mídia pensa no Google na hora de elaborar um planejamento, ou pra eles anunciar na internet ainda são apenas banners em alguns sites? E digo mais: será que eles sabem de onde vem o faturamento do Google? Como o treco funciona?

Claro, nas grandes agências deve ter gente de olho nesse segmento, mas e nas pequenas e médias agências, os profissionais que distribuem a grana do cliente estão preparados para essa nova onda que pode vir? Muitos dos mídias que eu conheço nem sequer sabem da existência do AdWords, muito menos como funcionam. Mas não podemos falar só dos mídias: a criação sabe também que isto existe? E o atendimento, alguma vez sugeriu para o cliente, este o mais interessado em gastar pouco e ter muito retorno, em anunciar na internet?

Olha, do jeito que tem blogueiro ganhando dinheiro com o AdSense, deve dar resultado. Saiu na web a notícia que o Google Adsense pagou 1,1 bilhãode dólares aos seus “publicadores”. Se o Google pagou isto, imagina o que recebeu!

Eu também sei que existe um ponto contra esta história de AdWords: de quem a agência vai cobrar os seus 20% de comissão? Sabem né, a famosa frase “vamos carcar na mídia” perde efeito, e a agência passa a ter que garantir o seu dindin de outra forma, seja no valor do planejamento ou na criação. Mas que é um ponto interessante pra se discutir no futuro, isto é.

Na parte que nos toca, acho que teremos que acrescentar no SiGA uma autorização de mídia web…