Sistema para Gestão de Agências

A refação de trabalhos em uma agência de propaganda.

15 de dezembro de 2025 por André Traichel

Cotidiano, Publicidade

Se existe algo dentro do dia-a-dia de uma agência de propaganda que atrapalha toda a equipe, essa coisa é a refação de trabalhos. Ter que refazer ou retrabalhar um job é algo que ocupa tempo e dedicação para algo que já deveria estar em estágios mais avançados.

Foto de Sigmund na Unsplash

Infelizmente isto é algo que acontece com frequência dentro dos setores de criação das mais diversas agências de propaganda, não importando o porte dela. Pode ser uma gigante que atende contas nacionais com verbas milionárias ou uma pequena agência que atende os anunciantes do bairro.

Algumas vezes a refação de trabalhos é fruto do ruído de comunicação entre atendimento e cliente. Pode ser que na reunião de briefing, a conversa não tenha fluído corretamente e o que se achava que tinha entendido não era o que era para ser trabalhado.

Outras vezes esse ruído acontece dentro da agência entre os departamentos. Novamente temos o caso de que a ideia era A, mas ao chegar na criação, ao fazer os jobs das peças, tenha sido entendido B; ou ainda as diferenças criativas de como abordar tal assunto entrem em jogo…

Mas muitas vezes, são as alterações decorrentes do processo em si que fazem a refação ser a dor de cabeça da agência. E veja bem, isto faz parte natural do processo de desenvolvimento de criação, pois publicidade não é como uma esteira de fábrica, as coisas se modificam a todo tempo.

A questão é entender ONDE isso tem acontecido mais vezes e conseguir identificar os gargalos para que não se repitam ou ainda, que se possa ajustar o relacionamento com o cliente e/ou equipe. Para saber desses dados o SiGA com um recurso chamado Painel de Jobs.

Painel de Jobs: as métricas de trabalho no SiGA

Este painel no sistema para agências de propaganda é o responsável por dar ao usuário que tiver permissão, dados e métricas dos jobs que estão na agência. Nele você encontrará diversos dados interessantes: tempo estimado/realizado, média de dias para concluir um job, se existem tarefas atreladas ou ainda outros documentos relacionados.

Mas um dos mais interessantes é a média de ALTERAÇÕES do período e na lista em si, a quantidade de alterações que cada job sofreu. Também há um gráfico com os clientes que mais tiveram alterações em trabalhos.

Com estas informações, você conseguirá então ver os gargalos dentro da sua agência e com isto, tirar relatórios para, por exemplo, conversar com um cliente que altera demais ou com a sua equipe para ver o que aconteceu com determinado job.

Este tipo de dado gerencial que diferencia quem usa um sistema como o SiGA, feito para agências de publicidade de propaganda e que entende os processos que ocorrem nesse meio. Mais do que simples números, saber o que acontece pode alavancar sua empresa para patamares mais competitivos e lucrativos!


Conheça mais do SiGA – Sistema de Gestão de Agências. Crie uma conta e teste grátis.