Como fazer a gestão da agência com o SiGA!
Para ajudar na gestão da agência de comunicação com o SiGA, elaboramos um roteiro do fluxo que você pode seguir no sistema. Este roteiro é bem básico e pode variar MUITO de acordo com os processos já adotados na sua empresa e está baseado no plano COMPLETO. Se não for o seu caso, o processo será semelhante, apenas com menos etapas.
Lembre-se também que alguns passos são essenciais antes do uso do SiGA.
1) O pedido
O cliente solicitou que sua agência crie uma campanha de inauguração de sua nova loja. O atendimento então vai até a reunião e recolhe os briefings. Esta campanha será composta de 3 peças: um flyer, um anúncio e um banner. Com isto em mãos, ele cria no SiGA a Campanha, definindo o cliente, nome e cria os PITs de cada peça, na parte inferior abaixo da situação. Se ele já tiver as verbas definidas, pode colocar nos campos adequados;
2) Criando PIT
Como sugerimos sempre, crie um PIT por peça, para que a Pauta reflita exatamente a quantidade de trabalho que tem na agência e você tenha a possibilidade de remanejar se necessário. No PIT, coloque as tarefas para todos os envolvidos, como por exemplo uma tarefa para que o produtor gráfico faça o Orçamento do flyer e dos banners e para que a mídia faça o Plano de Mídia do anúncio; Na Pauta você terá todos os PITs ativos, indicando os prazos e quem é o responsável. Em MEUS TRABALHOS, aparecerá apenas aquilo em que o usuário está envolvido.
3) Envolvendo outros departamentos
A partir deste ponto, os vários departamentos podem trabalhar simultâneamente ou um após o outro. A criação trabalhando e interagindo com o PIT para fazer os layouts enquanto a produção e mídia fazem seus respectivos trabalhos. Então para uma boa gestão da agência de comunicação:
a) PRODUÇÃO: cria, a partir do PIT, a Cotação para enviar à gráfica com os itens. Quando a gráfica enviar os valores, o produtor então conclui a Cotação e a partir dela, cria e completa o Orçamento (ORÇ). Com o ORÇ pronto e em aberto, pode entregar ou avisar o atendimento que os orçamentos estão prontos. Se for o caso, ele pode também fazer um Orçamento de Serviços (ORÇS), onde constará o quanto a agência cobrará pelos seus serviços.
b) MÍDIA: cria o Plano de Mídia para programar as inserções ou cria, a partir do PIT, a Autorização de Mídiaespecífica do anúncio. Com estes documentos prontos e em aberto, avisa o atendimento para que ele encaminhe ao cliente.
4) Levando e trazendo do cliente
Uma vez que se tem tudo – ou a medida que se tem, depende do seu processo – deve-se encaminhar ao cliente os PDFs gerados. Se tiver alterações no layout, utilize o ALTERAR PIT dentro da peça desejada; se os Orçamentos foram aprovados assim como a parte de mídia, aprove os documentos para que sejam geradas as faturas no financeiro.
5) Produzindo o material gráfico ou enviando os anúncios
Depois que a parte de criação e finalização estiver pronta, o produtor gráfico pode fazer um Pedido de Produção (PP) para enviar à gráfica, junto com os arquivos finais. O PP pode ser feito a partir do ORÇ, como mostrada na videoaula. Quando o serviço – no nosso exemplo o flyer e os banners – forem entregues, o produtor gráfico coloca o PP como concluído. Com isto as cobranças/pagamentos necessários serão enviados automaticamente ao faturamento. No caso da mídia, segue o mesmo princípio. Uma vez com o arquivo pronto, aprova-se a autorização de mídia para que seja enviado ao faturamento e então se envia os arquivos ao veículo.
6) Concluindo PITs e campanhas
Mas quem dá como encerrado um PIT e quando? Isto pode variar: pode ser o arte-finalista quando entrega os arquivos para o fornecedor/produtor gráfico/mídia; ou o atendimento quando vê o anúncio publicado e os materiais entregues. Isto vai depender do seu processo. As campanhas normalmente são colocadas como inativas pelo atendimento ao final de toda a ação.
7) Fazendo as cobranças, pagamentos, etc
Para a boa gestão da agência de comunicação, o faturamento deve ser cuidado. Quando os documentos PP, ORÇS, FEE e Mídias são aprovados/concluídos, eles geram faturas que podem ser encontrados no item FATURAMENTO, do menu Financeiro. Lá o responsável por fazer cobranças e a movimentação de caixa da sua empresa pode alterar ou se estiver tudo certo, fazer o lançamento disto, que então estará presente nos Lançamentos e assim constando nos relatórios financeiros, fluxo de caixa etc.
Uma vez lançados, é lá que o responsável cuidará o que deve ser pago ou recebido e assim dar baixa daquilo que for necessário. Também é nos lançamentos que se pode gerar boletos, importar extrato bancário e cuidar dos saldos das contas ou ainda criar lançamentos de recebimentos ou pagamentos caso seu plano não conte com todos os documentos de produção e mídia.
Observações gerais:
- – não deixe de ver as videoaulas para saber os detalhes de cada documento;
- – se a sua empresa utiliza o fee como forma de remuneração e não faz orçamentos para cada serviço, utilize o FEE no menu ATENDIMENTO, como mostramos aqui;
- – a Proposta é um documento onde a agência propõe fazer algo, ainda sem os valores exatos! Veja mais aqui;
- – as horas podem ser cadastradas em qualquer documento, tanto por play/stop quando inseridas manualmente. Explicamos aqui como funciona;