Sistema para Gestão de Agências

Equipe de marketing: o que você precisa saber para montar a sua

20 de outubro de 2016 por André Traichel

Cotidiano, Gestão

Seja para sua agência tradicional ou in house, nesse post mostraremos algumas boas práticas para contratar e gerenciar uma ótima equipe de marketing.

Equipe de marketing

O marketing pode se apresentar em diversas formas, cores e tamanhos. Muito semelhante às coisas que ele busca vender, sejam elas o que forem.

Marketing nada mais é que encontrar o consumidor certo para o que você está vendendo. Claro, é MUITO mais que isso, mas podemos começar por aí.

Uma venda hoje pode ser realizada de diversas formas, com diversos tipos de marketing à disposição. Marketing de conteúdo, de nicho, inbound marketing, outbound marketing, marketing sazonal, de exclusividade, marketing de guerrilha, marketing digital… A lista não tem fim.

Mas não se preocupe. Você não precisa de todos esses tipos de marketing. É impossível produtos utilizarem todas as opções de marketing disponíveis para se venderem.

Por isso é importante a escolha de uma boa equipe de marketing. Ela precisa estar alinhada com o planejamento estratégico dos seus clientes ou da sua empresa, caso ela possua uma agência in house.

DINHEIRO: PROBLEMA E SOLUÇÃO

A primeira coisa a se pensar, seja quando for estruturar uma equipe de marketing, seja para tomar qualquer decisão em sua empresa ou agência: TEMOS DINHEIRO PARA ISSO?

Muitas vezes, investir é a melhor solução para alcançar um faturamento maior no futuro. Mas isso deve ser bem estruturado e feito de acordo com o porte da empresa. Talvez um ou dois profissionais de marketing consigam dar conta do que sua agência ou empresa precisa. Então, por que se preocupar em procurar, entrevistar, contratar e manter uma equipe inteira?

DEFINA OBJETIVOS PARA A EQUIPE DE MARKETING

Saiba exatamente o que você deseja alcançar com um setor de marketing. Vender mais? Tornar sua marca ou produto conhecido? Divulgar um serviço específico?

Sua equipe de marketing deve começar atuando de acordo com o planejamento estratégico do cliente ou da sua empresa. Este será o norte do trabalho e a chance de sucesso nas ações será muito maior.

Não só isso. Deve estar muito claro onde se deseja chegar com a atuação do marketing. Mas como já dissemos, tudo deve estar alinhado com a capacidade física e financeira da sua empresa ou agência.

OLHE PRIMEIRO PARA DENTRO

Você decidiu investir no marketing da sua empresa, mas quer manter tudo interno, diminuindo custos, tendo um controle maior sobre as ações e estratégias, além de ter um acesso mais direto aos resultados.

Seu primeiro pensamento, provavelmente, é o de procurar profissionais habilitados no mercado. Mas que tal observar mais atentamente em quem já trabalha com você?

Afinal, eles já conhecem a empresa e estão familiarizados com os processos e planos estratégicos propostos. Essa é também uma ótima oportunidade de valorizar o trabalho de seus colaboradores, redirecionando esforços em áreas de atuação do interesse de cada um.

O mercado enfrenta um período de recessão econômica e encontrar bons profissionais, com um salário que sua empresa pode pagar, está cada vez mais difícil. Já falamos disso em outro post e uma das dicas foi: ANTES DE CORTAR, ANALISE. Assim, utilizar mão de obra interna e incentivar o desenvolvimento individual alinhado com a preferência do profissional, pode ser o melhor caminho a seguir.

DÊ OPORTUNIDADE A QUEM DESEJA APRENDER

É óbvio que sempre queremos o melhor profissional para dar conta da maior quantidade de trabalho que demandamos. Mas precisamos ser sinceros: nem sempre o profissional mais qualificado é aquele disponível ou que caiba dentro do nosso orçamento.

Como dissemos, em tempos de recessão é ainda mais importante avaliar atentamente os tipos de profissionais que o mercado oferece. Por isso, reveja sua estratégia, o que você deseja atingir com o marketing e busque por profissionais decididos a trabalhar por esse objetivo, mesmo que não tenham tudo o que você gostaria.

Procure pessoas dispostas a crescer e aprender junto com você e sua empresa. Lembre-se: a equipe de marketing estará começando sua atuação e diversos erros e acertos irão acontecer.

ATUALIZAÇÃO CONSTANTE

A Internet tornou o mundo muito menor. Temos acesso a um oceano de informações na palma da mão e em poucos segundos.

Novas formas de atingir seu público ou consumidor estão nascendo todos os dias. Dessa forma, é imprescindível estar sempre atento às novidades da área.

Procure entender os diversos tipos de marketing existentes e alinhe com sua equipe quais deles são ideais para a necessidade dos seus clientes ou da sua empresa.

Investir em capacitação e atualização dos seus colaboradores pode parecer um investimento vazio a curto prazo. Mas profissionais engajados com seu crescimento pessoal, irão valorizar essas atitudes da parte do empregador, refletindo em resultados de  vendas cada vez melhores. Então, não pare de investir e continue crescendo.

O PODER DO BOM RELACIONAMENTO

Estamos perdendo bons profissionais por pecarmos em pontos simples e básicos em nossa gestão. A tendência é tornar o colaborador eficiente cada vez mais responsável por diversas funções, esperando que o bom resultado se repita em todos os demais trabalhos.

O que você pode não ter percebido é que esse colaborador pode ser muito bom em algumas funções, mas não em todas. Esse tipo de atitude causa desgastes desnecessários e, o que você imaginava ser um ambiente de trabalho dos sonhos, torna-se no pior pesadelo para o colaborador.

Seja empático com quem trabalha para você. Crie um ambiente onde o bom relacionamento e boas atitudes sejam incentivadas. Um bom lugar para se trabalhar não é aquele com video game, sinuca ou um happy hour com cerveja no terraço da empresa. É muito além disso.

Afinal, um profissional com funções além do que ele pode dar conta, não vai ter tempo de jogar sinuca ou video game e o happy hour que ele mais deseja é em sua própria casa, longe do trabalho.


Uma ótima dica de como provar a importância e a necessidade do investimento no Marketing, é a adoção de um sistema de gerenciamento online para sua agência de publicidade ou até mesmo uma agência in house.

Com esse tipo de software, sua equipe terá auxílio na melhora de processos, evitando problemas de produção e execução, diminuindo custos.

Não importa quantos colaboradores existam em sua empresa, agência ou equipe, o SiGA é uma ótima opção de software de gestão, que se adapta ao tamanho da sua necessidade.

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