Nos EUA, midia digital já capta verba da mídia tradicional
Vi este artigo na ADNews, que transcrevo aqui:
“Nos Estados Unidos, mais de 1/4 do faturamento publicitário já parte de serviços digitais, o que representa um montante de US$ 8,5 bilhões. Segundo dados do Agency Report 2011, relatório desenvolvido pelo Ad Age, 28% dos US$ 30,4 bilhões gastos no ano passado naquele país com anúncios foram para plataformas online.
O site analisou mais de 900 agências de marketing e serviços e constatou que houve crescimento considerável no bolo. Em 2009, por exemplo, 25.8% dos investimentos eram para o meio digital; em termos de valores, a receita das empresas que trabalham com esse tipo de anúncio saltou 16.9% em 2010.
No ano passado, seis a cada dez dólares gastos com publicidade digital – ou US$ 5,1 bilhões – foram para agências cuja especialidade é este mercado, como a Digitas (Publicis Groupe) e a SapientNitro (Sapient Corp.). A segunda maior fatia – US$ 2 bilhões – ficou com empresas que trabalham com marketing direto ou de relacionamento com clientes”.
Esta notícia já indica uma tendência lá fora sobre onde estão os investimentos publicitários. Acho que para vermos a veracidade deste movimento seria interessante cruzar estes dados com as audiências, por exemplo, do Youtube e similares e a TV tradicional, para vermos se o público também está acompanhando isto.
Na versão atual do SiGA já contamos com uma autorização de mídia web desde 2009, que será ampliada na próxima versão para atender novas formas de veiculação na internet, pois sabemos que cada vez mais os clientes de nossos assinantes procurarão esta forma de divulgação.