Sistema para Gestão de Agências

SaaS: como funciona o software-como-serviço.

27 de agosto de 2021 por André Traichel

Internet

SaaS é a sigla em inglês para “Software as a Service”, o software-como-serviço. Este é um modelo de software que vem se popularizando na última década, mas que para nós, não é nenhuma novidade!

Saas, ou Software-como-serviço: seu sistema em qualquer lugar.
Photo by Sigmund on Unsplash

Como definição, devemos começar dizendo que este modelo se caracteriza por ser totalmente acessado pela internet. Ou seja, o software não é baixado ou comprado em mídia física, mas sim através de um endereço na web.

Para usar, você deve criar uma conta e então assinar o software. O pagamento normalmente é mensal, mas podem haver outras formas de pagar e quase sempre pré-pago. Também é normal que existam planos de conta, onde cada plano tenha recursos diferentes, conforme o valor cobrado.

Então desta forma, o software passa a ser um serviço contratado, não um produto comprado. Com isso, o SaaS traz para a empresa que contrata inúmeras vantagens!

Benefícios do software-como-serviço

A principal vantagem de assinar um software deste modelo, é que você não precisa manter uma estrutura própria. Ou seja, não há o custo de servidores, backup, segurança, etc. Você só precisa ter acesso à internet e, dependendo do sistema, qualquer dispositivo funciona!

Outra vantagem é a flexibilidade de contratação e cancelamento. Normalmente os SaaS funcionam com termos de uso, onde você contrata e cancela o serviço através do próprio sistema e ser for pré-pago, não terá burocracias para não usar mais o sistema. O SiGA, nosso sistema para agências de publicidade, é assim!

Também devemos destacar que como o sistema roda nos servidores da empresa que a desenvolve, você sempre contará com as atualizações que forem disponibilizadas no plano contratado. E isto sem toda a mão-de-obra de ter que ficar reinstalando algo em seu computador.


Portanto quando você pensar em sistemas, seja para sua empresa ou para uso pessoal, considere o modelo SaaS. Você precisará se preocupar apenas com o core do seu negócio, pois a infraestrutura de TI estará em qualquer lugar!