Sistema para Gestão de Agências

Esclarecendo as coisas: termos e significados

8 de janeiro de 2014 por André Traichel

Cotidiano

Mais um ano começa e com ele tudo se renova. Como de costume, algumas pessoas resolvem deixar para trás os acontecimentos dos últimos doze meses e iniciar tudo outra vez. Até mesmo conhecimentos e aprendizagens acabam entrando nessa lista de “delete”. Porém, hoje faremos diferente: que tal resgatar aqueles velhos termos da comunicação esquecidos na memória? Entrar em 2014 com a mente fresca pode ajudar muito no seu trabalho.

Alguns termos e significados da propaganda

Briefing: o termo refere-se a coleta de dados feita a partir de uma reunião com o cliente. Nele, devem conter os problemas encontrados e suas possíveis soluções, juntamente com informações básicas sobre a empresa envolvida.

PIT (Pedido Interno de Trabalho): esse arquivo serve para que haja organização com os trabalhos da agência. Cada pedido, alteração e/ou consideração deve ser registrado para que se saiba o que já foi feito pela campanha.

Pauta: é o documento criado a cada reunião de trabalhos ativos para que se mantenha o controle de todos os Jobs.

Agente Externo: profissional terceirizado para realizar trabalhos internos na agência.

BV (Bonificação sobre Volume): esse termo é usado quando nos referimos a comissão cobrada do fornecedor pela produção do material.

Honorário: quando um trabalho é solicitado, cobra-se do cliente uma porcentagem de honorário pelo acompanhamento do projeto. Geralmente, esse valor não ultrapassa 15% do valor total de produção.

EC (Estimativa de Custos): ou orçamento, são os custos de produção que serão utilizados para a realização das peças. Essas informações devem ser entregues ao cliente a fim de que se tenha sua aprovação para o trabalho.

ECI (Estimativa de Custos Internos): é o documento entregue ao cliente sobre os custos da agência sem o envolvimento de fornecedores.

Contra Cliente: essa expressão refere-se à negociação de valores feita pela agência com o cliente, onde cobra-se o pagamento diretamente com a empresa envolvida.

Contra Agência: agora, é a gráfica que cobra o valor da produção de materiais para a agência, que solicita a quantia ao cliente.