Para ajudar as agências em home office, o SiGA agora passa a oferecer 20 dias gratuitos no teste de qualquer um dos seus planos.

Sistema para Gestão de Agências

BV versus Honorário

14 de janeiro de 2014 por André Traichel

Gestão

Photo by Emily Morter on Unsplash

Tem muito publicitário com dúvidas referente a honorário e BV (Bonificação por Volume). A confusão feita entre os dois é grande e pode originar resultados incorretos no sistema SiGA. Então, decidimos que a postagem de hoje será dedicada ao fim dessa questão.

Primeiramente, vamos às definições:

BV (Bonificação por Volume) – Quando os serviços de um determinado fornecedor são solicitados com frequência ou em grande quantidade por uma Agência, é dado, como o próprio nome já diz, um benefício a essa empresa. Como forma de incentivo, é paga uma porcentagem para a Agência em cima do valor total cobrada pela produção do material gráfico ou do espaço de um veículo.

Honorário – A cada trabalho que chega à Agência é negociado um preço para a sua realização. Dentro de cada orçamento, cobra-se uma porcentagem do cliente para o acompanhamento da execução da produção gráfica e/ou eletrônica, servindo esse para cobrir os gastos com material gráfico. De acordo com o CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão – http://www.cenp.com.br/) o valor não deve ultrapassar 15% da estimativa total de investimentos para o projeto.

É importante que fique bem claro para o gestor de onde vem o dinheiro da sua empresa. Portanto, vamos reforçar esses conceitos! No caso do BV, o valor vem do fornecedor para a Agência; já o honorário é pago pelo cliente à Agência. Ficou mais fácil de entender agora?


Conheça mais do SiGA testando grátis por 10 dias! Clique aqui e crie sua conta.