Sistema para Gestão de Agências

Formas de faturamento de mídia no SiGA

30 de janeiro de 2014 por André Traichel

Cotidiano, Publicidade

Photo by Juliana Malta on Unsplash

Toda campanha/peça publicitária é feita para ser veiculada em algum lugar. Sem que isso aconteça, sua criação não tem propósito, certo? Certo! Para começar, então, é feito o planejamento de mídia, onde são escolhidos cuidadosamente os meios e veículos de divulgação. Quem trabalha em Agência Publicitária já conhece esse sistema e as opções existentes – descritas na última postagem do blog.

Seja para Mídia Digital, Eletrônica, Impressa ou Externa, as formas de faturamento são sempre as mesmas – a nomenclatura não muda justamente para não causar confusões.

As possibilidades são:

Valor Bruto – Será feito um lançamento no Financeiro cobrando a comissão do veículo.

Valor Bruto com Comissão Cliente – Será feito um lançamento no Financeiro cobrando a comissão do veículo e outro cobrando do cliente sobre o valor bruto.

Valor Líquido Contra o Cliente – O lançamento ao Financeiro será de uma comissão a cobrar do cliente.

Valor Líquido o Cliente A/C Agência – Serão feitos dois lançamentos no Financeiro: um cobrando do cliente o valor líquido da autorização mais a comissão; o outro a pagar ao veiculo o valor líquido da autorização.

Valor Líquido Contra Agência – Serão feitos dois lançamentos no Financeiro: um cobrando do cliente o valor líquido da autorização mais a comissão; o outro a pagar ao veiculo o valor líquido da autorização.

Ao assinar o sistema SiGA e escolher o tipo de mídia que melhor se encaixa com o job, aparecerão as alternativas de faturamento com suas respectivas dicas – iguais as que aqui estão. Elas são dadas para que a Agência Publicitária não tenha dúvidas na hora de decidir a melhor forma de pagamento – leia com atenção! Outra coisa que pode facilitar o entendimento do software para sua empresa é a opção de troca do nome da faturação no menu ADMIN – já falado aqui no blog também. O termo correto, segundo o CENP, é Negociado/Faturado, mas ainda é chamado como Bruto/Líquido por alguns fornecedores.