SiGA

Como programar os custos do final de ano?

Todo empresário sabe que os custos do final do ano são implacáveis. Não há como fugir disto se a sua empresa tem funcionários.

E não estamos falando apenas do 13º salário. Muitas vezes temos férias coletivas ou individuais que se acumulam neste período para aproveitar as tradicionais festas de Natal e Réveillon.

Photo by freestocks on Unsplash

Então, como podemos passar por este período sem muitos problemas? Com planejamento!

Programar as despesas de final de ano é algo relativamente fácil, visto que eles se repetem todo ano. Então você entra janeiro já sabendo que em dezembro, terá que separar um montante para os gastos que virão.

Vejamos como acontecem estes custos do final de ano e como se programar usando o SiGA, nosso sistema para agências de publicidade e propaganda.

O 13º salário

Um salário a mais, pago para todo colaborador que tenha carteira assinada conforme a CLT. Este valor, equivalente a 1 salário mensal ou proporcional, pode ser pago em até 2 vezes: até o final de novembro a primeira e até 20 de dezembro a 2ª parcela. Então toda empresa que tenha folha de pagamento, terá que planejar estes valores, que são praticamente previsíveis ao longo de todo o ano.

Férias coletivas ou individuais

Já as férias podem variar muito de empresa para empresa, conforme o porte, ramo ou acordos entre todos na empresa.

Em todo o caso, as férias possuem um cálculo que o seu contador deverá fazer, uma vez que é um adiantamento do salário do colaborador acrescido de um terço. Além disso, férias coletivas devem ser informadas ao sindicato e ao ministério do trabalho com antecedência, portanto mais um motivo para se programar.

Como programar estes custos no SiGA?

Então vimos que estas despesas já fazem parte da rotina de uma folha de pagamento e que podem ser previstos com bastante antecedência. Com estas informações em mãos, você poderá usar dois recursos dos planos de conta com financeiro do SiGA.

Agendamentos

Um agendamento é um lançamento recorrente, que se repete todo ano. Sendo assim, você poderá agendar os valores médios esperados para serem gastos anualmente com cada colaborador. Você agenda as parcelas do 13º salário assim como pode colocar um valor médio das férias, de acordo com o período escolhido ou aquisitivo.

Fluxo de caixa

Uma vez que você tem tudo agendado, poderá então usar a ferramenta de Fluxo de Caixa. O fluxo é essencial para você compreender os totais que serão movimentados em cada mês de acordo com o previsto (meses futuros) e realizado (meses passados quitados). Com isto você terá os saldos totais e operacionais de cada mês.

Estes saldos operacionais lhe dirão se a sua empresa terá como pagar todas as despesas com o faturamento do mês ou usando o saldo e como ficará depois disto!


Portanto, ao usar um software de gestão como o SiGA, você conseguirá programar os custos de final de ano – e todos os outros – de sua empresa. Isto de uma forma ágil e organizada!

Sair da versão mobile