Gestão na agência de propaganda. Quem faz?
Ok OK, sei que nas grandes agências existe uma estrutura invejável, como qualquer outra grande empresa, com administradores, contadores e todo tipo de técnicas para manter a empresa na linha. Mas e nas pequenas e médias agências? Estão os donos cientes de que existem mais coisas além da criação, veiculação e cobrança?
Pode parecer estranho, mas existem muitas pequenas e médias agências onde o dono, ou os donos, não se preocupam ou não tem tempo, com a forma como a sua empresa está sendo gerenciada. Digo isso pois como o nosso carro-chefe é o SiGA, um sistema feito justamente para gerenciar agências de comunicação. Quando vamos dar o treinamento em um novo assinante a gente percebe como pequenas coisas, como por exemplo, o quanto cada cliente ocupa de tempo na criação, passam desapercebidas pelo dono da empresa. Mesmo o quanto foi gasto com material de expediente às vezes fica distante do conhecimento daqueles que investem tudo na sua empresa, e muitas vezes isto acontece simplesmente por quê fica muito complicado juntar a informação.
Daí fica a pergunta: quem deve se preocupar com essas informações dentro da agência? É necessário que o dono da agência se preocupe com isso ou ele deve delegar a alguém?
Nós acreditamos que mesmo que determinadas funções sejam delegadas aos funcionários, o dono da empresa deve saber o que se passa dentro da sua empresa até mesmo em pequenos detalhes. Mas para isso o software de gestão deve ser fácil, simples e objetivo, onde qualquer pessoa autorizada possa saber o quanto gastou com o maldito CPMF dentro do mês sem ser contador! Desta forma ele poderá tomar suas decisões com base em dados, e não no achômetro. Até por quê se fosse adivinho, acertaria na Mega Sena…